Certamente você já foi há um casamento e se deparou com a tradição dos noivos ao andar por entre os convidados “ofertando” a gravata do noivo e o sapatinho da noiva. Isso é algo que se tornou tradicional nas festas de casamento e que tem sua presença garantida em todos ou na grande maioria dos eventos do tipo. Entretanto, falar em tradição nos remete há algo ou um costume que se estende por gerações. Por isso, o casamento é o lugar perfeito para que muitas tradições sejam realizadas, afinal, é ali onde uma nova história começa a ser escrita. Todavia, escuta-se muito sobre tradições, mas a compreensão sobre elas é quase nula. Contudo, além dessa ser bem conhecida não existem registros sobre o seu surgimento.

Ainda assim, há quem acredita que a tradição em questão tenha surgido com a chegada dos imigrantes italianos e espanhóis. E o acontecimento do evento se devia pela falta de recursos financeiros dos noivos, que investiam o pouco que possuíam na festa. A festa era oferecida aos vizinhos, familiares e amigos em forma de agradecimento, que os presenteavam para auxiliar aos noivos na caracterização do lar dos noivos. Então durante a festa que geralmente acontecia na casa dos pais da noiva os rapazes começaram a cortar pequenas frações da gravata do noivo para “vender” e auxiliar a nova família com um recurso financeiro extra. Hoje em dia os noivos utilizam o valor arrecadado muitas vezes para arcar com os custos da viagem de lua de mel. Já o sapatinho da noive é mais recente e ao contribuir com a noiva a convidada recebe uma lembrancinha de recordação.  

O momento ideal para a tradição do sapatinho e gravata:

Diversos momentos durante a cerimônia tem o tempo exato para acontecer, pode não ser uma regra determinada, mas seguindo o cerimonial é preciso pré-estabelecer a sequência de cada momento. Além disso, os noivos precisam determinar como e quando irá acontecer, já que a “doação” por meios digitais tem ganhado novos adeptos. Todavia, há quem prefira seguir os moldes da tradição regada a muitas risadas, música e barulho entre os padrinhos e convidados. Logo, por se tratar de um momento de comemoração e diversão esse momento é bem aceito pelos convidados. Estes que aproveitam para se divertem com as brincadeiras entre noivos e padrinhos. Se for da sua vontade que o evento aconteça na festa aproveite o momento após a finalização do buffet, e entre o momento da sobremesa.

Se for por meio digital:

Como falamos acima, apesar de ser conhecida como uma tradição no casamento, o momento da gravata e do sapatinho não é obrigatório. Assim sendo, atualmente muitos noivos estão preferindo guardar o momento entre os amigos para poder curtir e dar atenção ao maior número de convidados. E através disso surgiu a ideia da contribuição digital. Para isso os noivos disponibilizam um site com os itens previstos para lua de mel e os convidados podem selecionar com o que irá contribuir. Funciona exatamente como um site de compras, é só selecionar o “produto” incluir no carrinho e realizar o pagamento. Simples, não é mesmo? Principalmente para a juventude antenada no mundo digital de hoje em dia. Mas ainda assim, devemos lembrar que nem todos os convidados tem essa aptidão fantástica para utilizar a internet. Por isso, se escolher esse método procure simplifica-lo ao máximo.

Para a brincadeira na festa:

Agora se os noivos forem festeiros e não dispensam aquela bagunça entre seus convidados, nossa dica é: Se joga! Aproveite o momento para rir e socializar com os convidados. Os noivos são a principal atração do dia, e os convidados podem sentir falta de interação se você não aproveitar o momento para cumprimenta-los. Falando nisso, é sempre importante passar de mesa por mesa para agradecer a presença e cumprimentar formalmente os presentes no momento.

Outra coisa importante é que os noivos avisem a equipe de cerimonial que o momento acontecerá na festa. Assim eles irão reservar um espaço na agenda de compromissos dos noivos. Essa organização é importante para que nenhum momento seja esquecido, assim como também nada seja “atropelado” no caminho. Para esse momento é bom lembrar que precisarão de uma gravata extra para ser cortada. E também itens como: tesoura, uma bandeja, o salto, e as lembrancinhas. Aproveite para solicitar uma ajuda dos padrinhos e madrinhas, além de designar as tarefas e responsabilidades de cada um. Afinal, toda ajuda é muito bem vinda e tira a sobrecarga de mais uma responsabilidade aos noivos.  

Porque seguir as tradições?

Aqui na Millenium, nós acreditamos muito na beleza dos significados e na riqueza da simbologia, por isso sempre que algo está atrelado a tradição somos a favor de fazer acontecer. Isso porque, o casamento em si já é um evento tradicional e com um significado repleto de sentimentos para o casal e convidados. Aliás, é o dia em que você irá dizer o tão sonhado “SIM” para a pessoa que escolhida a partilhar os seus dias. Aquela pessoa que faz o seu coração bater mais rápido e que dá aquela sensação de borboletas no estômago. Clichê? Pode até ser, mas quem nunca sonhou em viver uma história de contos de fada? Qual a mulher que nunca imaginou como seria o seu príncipe encantado? Por isso, precisamos entender que as vezes o “clichê” é algo muito bom, e que você encontrará felicidade com aquilo.

Mas ainda assim, há quem não tenha grandes expectativas com as tradições, e por isso optam por não segui-las. Vale lembrar que não é uma regra e nem uma obrigatoriedade, siga aquilo que você deseja, e o mais importante, seja feliz com suas decisões. Melhor do que agradar aos outros é agradar a si mesmo, e esse é o seu momento. Portanto, se decidir e optar pela tradição do sapatinho e gravata saiba que os convidados já estarão preparados para o momento. E aquela bagunça é o momento de distração e confraternização mais liberal com seus padrinhos e convidados. Falamos em momento liberal no sentido de que toda a dinâmica do casamento tem seu momento certo para acontecer. Com tempo pré-estabelecido para tudo, porém nesse momento o que importa são os sorrisos, os abraços e os milhares votos de felicidade.  

 

Aproveite as oportunidades:

Em suma, esse momento marcará a noite com o seu espirito de descontração e alegria. E se você gostar de uma bagunça organizada faça uma brincadeira entre os padrinhos e descubra quem são os mais animados. Isso vai aumentar a energia competitiva do momento e torna-lo ainda mais engraçado. Mas o que vale mesmo é a intenção do momento e a presença de cada participante.

Aqui na Millenium nós entendemos a importância do dia e sabemos também que os escolhidos para partilhar a alegria do casal são pessoas queridas. Isso torna a data especial para todos, pois é o momento em que iremos partilhar uma alegria em comum. E os convidados não se importam em contribuir positivamente para essa alegria. Em ajuda-los a conquistar seus sonhos, a vencer as barreiras e a tornar o seu momento em algo único. O essencial é estar na presença dos que nos querem bem, e daqueles que não medem esforços para isso acontecer. Deixe o restante para depois, e aproveite o seu dia para ser feliz, não se importe com julgamentos e viva a intensidade do seu casamento. Acima de tudo a Millenium deseja que os noivos que passam por aqui tradicionais ou não, sejam imensamente Felizes!

Para conhecer mais sobre as tradições acesso o nosso blog!