Como Organizar Seu Evento

Você irá organizar seu próprio evento, porém está em dúvida por onde começar? Com o intuito de tranquiliza-lo nós daremos algumas dicas do que fazer para realizar seu evento com sucesso. E se algo sair fora do planejado, não se assuste, afinal imprevistos acontecem, o importante é o famoso jogo de cintura para contornar a situação!

 

Qual será a classificação da sua festa?

Antes de tudo defina o gênero da sua festa, será uma festa de casamento, aniversário, debutante, corporativo, uma feira ou mostra de negócios? Então, comece a desenhar o estilo da festa e fazer o devido planejamento, cada um tem suas particularidades e um passo a passo a seguir.

A data já está estabelecida?

Antes de mais nada é importante definir a data, quanto antes iniciar a cotação das empresas e serviços para sua festa melhor será para o orçamento. Dessa maneira você poderá se planejar com antecedência as condições de pagamentos podem ser facilitadas, e você terá mais tempo para se programar financeiramente e realizar todos os acertos.

 

Como compor a lista de convidados?

Após a escolha da data defina a quantidade de convidados, assim a procura pelo local compatível com o evento se tornará mais fácil e objetiva.
É importante que se leve em consideração a proximidade com os convidadas, se seu orçamento for menor priorize as pessoas mais intimas e que de fato estão presentes em sua vida.

 

Já sabe o quanto poderá investir em seu evento?

Logo depois estime uma base de orçamento, assim você poderá procurar por fornecedores que se enquadram a ele. Além disso, organize tudo através de anotações e planilhas, isso facilitará seu planejamento e evitará que você se esqueça de algo realmente importante.

 

Como definir o local e buffet do evento?

Existem uma infinidade de locais apropriados para cada necessidade, então procure por aquele que condiz com o estilo do seu evento e que comporte com segurança, tranquilidade e conforto seus convidados.

Todavia, verifique a disponibilidade da data e se gostou já deixe reservado, a disponibilidade do salão poderá mudar em questão de minutos, aumentando os riscos de ficar sem o local já previamente escolhido, ou até mesmo ter que mudar sua data para conciliar com a disponibilidade do mesmo.

Portanto, se os itens acima estão acertados e a reserva já foi previamente realizada, comece a pensar no cardápio a servir e procurar o serviço de buffet.

Uma dica é definir o cardápio com sabores que agradem não só aos organizadores da festa, mas também aos seus convidados.

 

Elabore e providencie os convites:

Em suma, é importante que já comece a pensar nos modelos de convites, se for impresso procure uma gráfica apropriada para produzi-los.

 

Tipos de convites:

Está organizando um casamento?

Então você precisa enviar convites especiais aos seus padrinhos, e isso deve ser feito com antecedência. Afinal você não pode correr o risco do seu padrinho não estar disponível no dia, aproveite e convide as daminhas e pajens também.

Às vezes o convite físico pode demorar a ficar pronto, mas, não se preocupe, nos dias atuais é muito comum enviar o “SAVE THE DATE”. Nele você comunicará a data do seu evento, informando ao convidado que algo acontecerá nesse dia, assim ele poderá conciliar a data com seus compromissos.

Para organizar um evento de negócios é importante realizar parcerias e convidar outras empresas para participar ativamente do evento. Convide empresas que se enquadrem nos padrões do evento, para que ambos realizem bons negócios.

 

O que vestir?

Para festa de debutante e casamento o apropriado é começar a procura dos looks e vestidos com antecedência, afinal esse será um grande dia em sua vida, onde muitas lembranças e fotografias serão guardadas do momento. Sobretudo, você não quer correr o risco de errar na escolha, e não sair bem nas fotos.

Se o evento necessitar de um traje social você deverá informar seus convidados, portanto não esqueça de incluir essa informação no convite, se for padronizar as cores dos vestidos das madrinhas lembre-se enviar a paleta de sugestões junto ao convite. Para os padrinhos você poderá entregar a gravata de presente, assim o item já estará de acordo com a tonalidade dos vestidos das madrinhas.

Dica: Procure ter pessoas que são próximas a você, e que sejam o mais sinceras possíveis, afinal opiniões verdadeiras farão toda diferença na decisão final. Aliás, no caso dos noivos eles também deverão procurar pelas alianças.

Estabeleça os responsáveis pelo agito e cobertura da festa:

Contrate o DJ ou a banda que te agrade, faça um mix de músicas, assim o ambiente será mais agradável, garantindo a diversão de todos.

Da mesma forma se tiver cerimônia na igreja, você deverá contratar uma equipe de músicos para esse momento também.

Pensa que acabou? Ainda não (rsrsrsrs). Não se esqueça de contratar a empresa responsável pela cobertura fotográfica e filmagem do seu evento.

 

Alguns serviços extras podem ser planejados:

A princípio os noivos merecem tratamentos especiais, não é mesmo? Nesse sentido, procure por profissionais que deixarão sua aparência em dia e renovada, para tratamentos estéticos procure médicos dermatologistas e dentistas. Similarmente, não descarte uma visitinha ao nutricionista e a academia para alinhar hábitos saudáveis em sua nova rotina de cuidados diários.

 

Providencie o Dia dos Noivos:

Noiva sendo arrumada para festaPara este momento você deverá procurar e contratar um salão de beleza. Recomendamos que opte por um local de confiança, uma vez que eles serão os responsáveis pela produção de cabelo e maquiagem do seu grande dia. Portanto noivinhas, debutantes e convidadas é melhor não arriscar, procure sempre por boas indicações e evitem possíveis erros e descontentamentos.

 

Conforme a sua necessidade contrate um serviço de cerimonial:

Assim também é aconselhável contratar profissionais para cuidar do cerimonial do seu evento, esses são altamente qualificados para auxiliá-lo no desenvolvimento do seu evento.

Porque contratá-lo?

Contudo, sabe aquela tranquilidade momentânea de que tudo dará certo? Então, esse profissional irá organizar o seu evento e estará trabalhando minuciosamente para nada dar errado. Certamente a regra da boa indicação continua valendo para a escolha desse profissional.

 

Mas e a decoração?

Esse é um item de extrema importância para os eventos mais formais, então vale escolher através do seu gosto pessoal.

Ao organizar um evento aposte na sua criatividade:

Por exemplo, se gostar de itens alegres aposte na variedade das cores, se o seu estilo for mais reservado aposte nos clássicos através de uma decoração com arranjos em tons claros.

 

Agrade a criançada:

Só para ilustrar, ao organizar um evento infantil é importante conhecer o universo infantil, uma ideia é se inspirar em temas de filmes e desenhos. Se acaso a criança for pequena a escolha será dos pais.

Agora se ela já entender o que acontece ao seu redor e já tiver suas preferencias, opte por agradá-la, assim ela ficará a vontade e o ambiente a deixará feliz.

Acima de tudo não existe certo e errado, deixe sua personalidade aflorar e use-a como sua principal fonte de inspiração.

 

  

Seja como for, o importante é ser feliz:

Enfim reforçamos que nem tudo é obrigatório e que você deverá trabalhar com itens que correspondem ao orçamento estabelecido. Por fim, o nosso intuito foi coletar uma boa quantidade de informações para aconselhar com detalhes os itens necessários para desenvolver seu evento.

Antes de mais nada, lembre-se de estar cercado da família, amigos e se divertir, essa é a dica mais importante de todas:

DIVIRTA-SE, enfim esse é o seu dia, o seu momento, não se apegue a comentários negativos e apenas curta o máximo que puder, dance até cansar, aprecie o cardápio escolhido, registre os melhores momentos com muitas fotografias e faça brindes com os convidados, serão esses bons momentos aqueles que sempre serão recordados.