Sobretudo, é de conhecimento de todos que a tradicional festa de debutante é um marco importante na vida da maioria das meninas. Mas porque a festa é tão importante? A festa de debutante marca a história da jovem menina que está em transição para a fase adulta da vida.

Analogamente a palavra “debutante” vem do francês “débutante” que possui significado de iniciação ou estreia. Assim sendo, desde o princípio a tradicional festa de debutante tem como objetivo celebrar o rito de passagem da adolescente que completa os quinze anos. Em suma a comemorar a chegada dos quinze anos significa inserir a jovem menina no âmbito social, marcando sua entrada na vida adulta. Então com o amadurecimento da idade, coisas novas lhe eram permitidas, como: usar roupas mais adultas e frequentar as reuniões sociais.

 

Ritos da tradicional festa de debutante:

 

Embora a festa de debutante seja repleta de momentos tradicionais, vale lembrar que você não precisa seguir tudo exatamente como pede a tradição. Dessa forma, você pode acrescentar algo que caracterize a festa com as preferências de sua filha. Por exemplo, existem debutantes que fazem questão de dançar a valsa com seu pai, acompanhada de 15 casais de amigos. Por outro lado, existe aquela menina que não gosta dessa tradição e deseja reunir os amigos para uma dança mais agitada. É importante conversar com sua filha e conhecer as preferencias dela, e tornar a festa algo único e inesquecível para ela. Afinal, ela é a grande estrela do dia, e tudo foi desenvolvido e pensado para ela.

Entendemos que a festa é bastante significativa aos pais, que acompanharam o desenvolvimento de sua filha. Entretanto, não se esqueça de pedir a opinião dela sobre as decisões importantes, isso fortalecerá o vinculo de confiança entre vocês.

 

O tradicional presente dos pais:

Em síntese, o presente dos pais destinados a debutante é carregado de sentimentos e tradição, esse presente é o anel de quinze anos. Nesse sentido o anel sustenta a tradição da transição da adolescência para a fase adulta. Contudo, a debutante é presenteada pela figura paterna, após um breve discurso.

 

A tradicional valsa na festa de debutante:

Ainda que muitas adolescentes acham essa tradição ultrapassada o momento da valsa com o pai é especial e  representa a primeira dança da menina.

Dessa maneira a menina pode reservar três danças para o momento. Entre elas uma para ser dançada com o pai, outra com o irmão, padrinho ou avô e a última com o príncipe.

Os 15 casais para a valsa:

Por conseguinte, é tradição convidar quinze amigas e quinze amigos para acompanhar a debutante na hora da valsa. A saber a tendência da atualidade é dançar a valsa apenas com as quinze amigas. Então enquanto a debutante dança a valsa acontece algum tipo de interação com os amigos. A princípio seguindo a tradição as debutantes apagariam as quinze velas seguradas pelos casais de amigos, mas uma outra ideia também é a das rosas. Conforme essa ideia cada casal recebe uma rosa entregue pela aniversariante e a partir desse momento passam a acompanha-la na dança.

 

A troca do sapato:

Em suma a troca do sapato é mais um dos símbolos de que a jovem amadureceu e está caminhando para sua fase adulta. Todavia, dentre as tradições mais antigas esse era o momento em que a menina ganharia e usaria o seu primeiro salto. Sendo esse a representatividade da transição de uma adolescente para uma mulher, assumindo seu papel e responsabilidades perante a sociedade.

 

Momentos e recepção da tradicional festa de debutante:

A festa de debutante é uma comemoração que carrega um significado muito importante para a aniversariante e aos pais. De tal forma que os ritos durante a festa estão ligados a diversos sentimentos entre pais e filha. É provável que você não saiba exatamente o que deverá acontecer durante toda a festa, por isso algumas dicas importantes poderão ajuda-los nesse momento:

  • Antes de tudo está “a Recepção dos convidados”: aproveite esse primeiro momento para recepcionar aos convidados juntamente com a debutante, mostrando a importância em tê-los presente nesse momento. Além disso, aproveite esse momento para tirar fotos com os convidados, interagindo com eles e registrando todos os momentos.
  • Depois que os convidados estiverem devidamente acomodados uma boa opção é iniciar o jantar. Entretanto lembre-se de servir as entradas e as bebidas aos convidados que forem chegando.
  • Posteriormente inicie o cerimonial, com a entrada dos familiares, do “príncipe” dos quinze casais e por último da debutante. Em seguida os ritos de costume devem ser iniciados, a troca do sapato, a joia de presente. Por fim dançar as valsas, uma com o pai, outra irmão, avô ou padrinho e a última com o príncipe. Ou seja, todos os ritos da tradicional desta de debutante, porém não fique preso a essa ordem, siga os ritos na ordem de sua preferência. Assim também esse será o momento das homenagens, portanto se tiverem programado discursos para a aniversariante aproveite esse momento para proferi-los.
  • Logo após de todo o cerimonial inicie o baile de debutante, ou na linguagem atual, siga com a abertura da pista. Em outras palavras, chegou o momento da diversão para a debutante e para os convidados.

Os vestidos da debutante:

De fato, a festa de debutante é um marco importante na vida das jovens adolescentes, e na hora de escolher os vestidos dúvidas poderão surgir. Afinal são pelo menos 4 modelos de vestidos, sendo dois para a aniversariante, um para mãe e outro modelo para as escolhidas da valsa. Mas lembre-se a noite é da debutante, nada de ofuscar o brilho e o momento dela.

 

Para a debutante:

De fato a debutante é peça fundamental do dia, portanto vale a pena aproveitar da ocasião e usar aquele vestido de princesa que sempre sonhou. Desse modo, escolha o tema da sua grande festa e depois um vestido que combine com o tema escolhido. Ademais, as opções são inúmeras e vai variar de acordo com as preferências pessoais de cada um.

Para a mãe da debutante:

Conforme já mencionado, não utilize a ocasião para ofuscar e brilhar mais que a aniversariante. Afinal é uma festa que presta homenagens a ela e a sua vestimenta não pode ser mais atrativa ou chamativa que a dela. Sobretudo, escolha um vestido que seja adequado para a festa, e que se enquadre e harmonize o item ao estilo do momento.

Enquanto a cores, escolha uma que também te agrade, e se optar por um vestido for estampado cuidado apenas para escolher um item muito simples.

Antes de tudo, conheça o seu corpo:

Inegavelmente, existem diversos tipos de corpo, então é importante conhecer o seu para não errar na escolha. Com isso, o seu vestido não ficará vulgar demais e dará o caimento perfeito no seu corpo. Portanto, peça dicas a quem de fato entenda do assunto, e aproveite para experimentar o maior número de modelos. Dessa maneira, você conseguirá visualizar e reconhecer qual modelo é o ideal para você. Além disso, procure comprar ou locar o vestido em uma loja onde as vendedoras entendam de moda, pois elas poderão ajuda-las em quaisquer dúvidas.

 

Local para a tradicional festa de debutante:

Por analogia a escolha do local adequado vai depender da preferencia dos envolvidos, da quantidade de convidados e da temática do evento. Com toda a certeza o ideal é optar por um local espaçoso que vai comportar adequadamente a sua festa. Por certo, o local precisará ser apropriado, e ter espaço de sobra para que não fique nada tumultuado, principalmente no momento da valsa.

Por isso frisamos que aqui na Millenium você encontra o local ideal para realizar o seu evento. Afinal, nossos ambientes são espaçosos o suficiente para a recepção dos seus convidados, sem apertos e dificuldades, com muito conforto e segurança.