Bodas de casamento é a celebração, civil ou religiosa, de uma união. É costume designar o nome de algo que seja precioso (como pedras, minerais, árvores) para cada ano completado. As bodas são comemoradas todos os anos e a cada ano recebe um significado e uma denominação diferente.

O termo boda tem sua origem no latim “vota” que significa “promessa”. Boda é uma celebração de casamento, o nome é mais usado no plural: bodas e se refere aos votos matrimoniais, feitos no dia do casamento. Para cada ano de bodas existe um material que representa a nova etapa, e já é uma celebração tradicional na cultura ocidental comemorar o aniversário de bodas.

Analogamente a tradição surgiu na Alemanha. Conforme a tradição era costume oferecer uma coroa de prata aos casais que completassem 25 anos de casados, e uma de ouro aos que chegassem aos 50 anos. Então, com o passar dos séculos, foram criadas outras simbologias para os anos seguintes. Sendo assim quanto maior o tempo de casados, maior é a importância do material que representa a data. Portanto assim como uma união se torna mais forte com o passar do tempo, o material que representa a boda também se torna resistente com o passar dos anos.

Além dos nomes das bodas de casamento, também é possível encontrar listas com nomes de bodas de namoro, para comemoração dos meses e anos. É importante destacar que as listas não são oficiais, e por isso muitas vezes há diferenças na designação de algumas bodas.