Primordialmente, as cores tradicionais do véu de noiva possui muito significado ao longo da história. Assim sendo, nos dias atuais as noivas optam por utilizar o véu na cor branca, porém nem sempre o branco foi a cor preferida. Certamente, o casamento é um evento histórico e praticado na maioria das religiões e culturas. De fato ao longo da história diversas cores de véus foram utilizadas pelas noivas nas cerimônias de casamento.

Geralmente a utilização do item levam consigo muitos significados, um exemplo disso é que antigamente a cor mais utilizada era o azul. Assim a sua utilização transmitiria a ideia de tranquilidade, paz e equilíbrio. E ainda através da crença das noivas essa cor afastaria a inveja das moças solteiras.

As cores tradicionais do véu de noiva na Grécia e Roma:

Na Grécia antiga era tradição as as noivas utilizarem véus de cor amarela. O significado do amarelo simbolizava uma união de luz e alegria. E ainda, a crença dessas noivas eram de que o véu serviria de escudo que as protegeria do mau-olhado e também de outros homens.

Na Roma antiga as noivas utilizavam um véu de linho fino e de cor laranja, com o nome de flammeum e que cobria toda a noiva. A noiva ainda arrumava o cabelo e o enfeitava com uma coroa de flores, que por sua vez para os romanos era a representação da fertilidade no casamento.

Rainha Vitória e a nova tradição do uso do véu:

Foi na Inglaterra e no século XIX que a tradição do véu na cor branca se iniciou. Certamente a tradição foi atribuída a Rainha Vitória que utilizou a cor em seu casamento. O ato interrompeu a então tradição das quais as noivas da realeza utilizavam vestidos e véus dourados. Portanto, a Rainha Vitória foi a primeira a vestir e utilizar os itens na cor branca e lançar a tendência que é seguida até os dias atuais.