O significado bíblico do uso do véu

O significado bíblico do uso do véu refere-se a honra e a dignidade das mulheres (Cant 4:1), sendo, também, considerado sinal da subordinação da mulher ao marido.

 

O conceito do utilização do véu para a igreja:

No cristianismo, Jesus e a igreja formam um corpo. Cristo é intitulado como a cabeça e a igreja regida como seu corpo. Igualmente no casamento o casal é uma só carne, no qual o homem é a cabeça e a mulher o seu corpo.

Do mesmo modo que a igreja está ligada a Cristo, a mulher está ligada ao marido (Ef 5:22-25) e deve apresentar um símbolo de sua honra, no caso o véu.

O uso do véu também aparece nas representações ao manto de Maria, mãe de Jesus.

A princípio na igreja católica a utilização do véu era comum em qualquer celebração antes da década de 1960. Nos dias atuais seu uso é opcional, porém ele continua a ser utilizado em algumas cerimônias matrimoniais.

 

Porque o véu era utilizado em todas as cerimônias: 

O significado bíblico do uso do véu refere-se ao resguardo da sua imagem. Nas cerimônias a atenção deve ser voltada a Cristo, sem que distrações  tirem o foco principal do momento. O cabelo antigamente era visto como a forma da mulher se expor. Dessa forma era necessário que o mesmo estivesse coberto para mostrar sua inferioridade perante a Deus. Mas engana-se que existiam regras apenas para as mulheres, independente do gênero o individuo deveria se vestir e se portar adequadamente na igreja.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *