Certamente você já ouviu e até mesmo comemorou o dia dos namorados, tanto na data conhecida e celebrada no Brasil, quanto na data utilizada pela Europa e Estados Unidos, mas poucos conhecem a origem da comemoração. Sobretudo, o dia dos namorados é uma data simbólica, destinada a celebração do amor entre os casais apaixonados, com a troca de presentes e cartões. Aliás a data utilizada no Brasil, faz referência a Santo Antônio, conhecido como Santo Casamenteiro, e é comemorada na véspera do dia destinado ao Santo. Da mesma forma, a data utilizada para celebrar o amor nos demais países corresponde ao dia de São Valentim, e é denominado de “Valentine’s Day”. Desse modo as datas escolhidas são doze de junho para nós brasileiros e quatorze de fevereiro para os países europeus e nos Estados Unidos.

 

A história de São de São Valentim:

Em primeiro lugar, a data faz menção a um bispo que desrespeitou as ordens impostas pelo imperador romano de realizar uniões matrimoniais. Analogamente, durante a guerra, os casamentos foram proibidos pelo imperador, uma vez que este acreditava que os homens solteiros eram de maior serventia para o seu exército. No entanto, o bispo Valentim desrespeitou a ordem e continuou a realizar os casamentos secretamente. Apesar de ser preso e condenado a morte, ele recebia bilhetes daqueles que estavam apaixonados e os quais valorizavam o amor e o casamento. Entretanto o bispo Valentim foi executado a mando do imperador romano no dia 14 de fevereiro. Por isso, e em forma de prestar homenagens a ele, a data passou a ser utilizada pelos casais de namorados para as demonstrações de amor e afeto entre eles.

 

O dia dos namorados e sua associação a Santo Antônio:

Por outro lado, a origem do dia dos namorados no Brasil está relacionada ao frei Fernando de Bulhões, conhecido por nós como Santo Antônio. Posto que, em suas pregações ele sempre enfatizava e valorizava a importância do amor e do casamento entre os casais de namorados. Assim sendo, após ser canonizado Santo Antônio passou a ser conhecido como o santo casamenteiro e ganhou grande devoção pelas moças que sonham em se casar. Em síntese, as moças solteiras recorrem a Santo Antônio, na esperança da benção em conseguir um bom casamento. Enfim, conforme dito acima a data para celebrar o amor no Brasil é em 12 de junho, um dia antes da data que é celebrada como dia de Santo Antônio. E então nesse dia os casais apaixonados trocam mensagens de amor, cartões e presentes, sempre repletos de sentimentos, amor e ternura.

 

Celebrações do dia dos namorados no mundo:

De certa forma, para os americanos o que importa é celebrar o amor em todas as suas formas, e sendo assim entre todas as relações. Só para exemplificar, o Velentine’s Day é celebrado entre casais, amigos e nas relações familiares. Assim, as pessoas presenteiam seus amados com flores e chocolates e confeccionam seus próprios cartões. Nesse ínterim, o que importa na verdade são todos os tipos e formas de demonstrações de amor.

Entretanto, cada país possui a sua singularidade ao comemorar a data dos namorados, para os japoneses eles celebram em duas datas. Dessa maneira, o dia 14 de fevereiro serve para que as mulheres presenteiem e façam suas declarações aos seus amados. Então passado um mês, no dia 14 de março é a vez dos homens presentearem suas namoradas, e os presentes são especificamente “chocolates”.

Para os argentinos existe uma semana inteira para propagar o amor ao seu namorado (a), e isso acontece de 1 a 7 de julho. Por analogia, essa semana para os argentinos foi intitulada como a semana da doçura, perdurando durante anos a tradição de presentear com doces aquele que se ama.

Já os finlandeses utilizam o dia 14 de fevereiro como o dia dos amigos, onde eles saem juntos para celebrar a amizade, e presenteiam uns aos outros.

O sentido do amor nas diversas relações:

Apesar de cada região, cada país e cada cultura possuir uma maneira de festejar, existe uma coisa em comum que ligam todas elas em uma só forma: o amor. Por certo, o amor é o sentimento está ligado a todos os tipos de relações, seja ele entre pais e filhos, irmãos, amigos e namorados. É por amor que as uniões são fortalecidas, que os casais oficializam a sua união, que família são construídas, e que os filhos são recebidos.

Sim, o amor une as pessoas que possuem o mesmo objetivo, que possuem interesses em comum, e que os gostos em sua maioria se encaixam. Mas também é capaz de modificar aquilo que está ao seu redor, o amor suporta toda e qualquer adversidade, desde que o sentimento seja partilhado pelas pessoas envolvidas na relação. Enfim, o amor é o sentimento que dá sentido aos relacionamentos, fortalecendo toda e qualquer união.

 

O amor entre casais precisa ser comemorado:

O dia dos namorados é a data mais romântica do ano, é o dia para dar uma maior atenção ao seu relacionamento. Não apenas receber amor e carinho, mas também realizar ações repletas de romance e afeto ao seu grande amor. Visto que a data por si só já enche os corações dos apaixonados de amor, também pode ser o momento ideal para fortalecer a sua atual relação. Imagine um noivado no dia mais romântico do ano, ou até mesmo selar esse amor com um lindo casamento.

Assim sendo, aproveite todas as oportunidades de declarar o que sente, para elogiar aquele que está diariamente ao seu lado, aquele que independentemente da situação estará sempre pronto para lutar ao seu lado, não importando se o resultado será vitorioso. Em suma o amor é um sentimento gratuito que destinamos a um outro alguém, e que é capaz de suportar as maiores dificuldades, desde que os dois estejam juntos.

 

O dia dos namorados para a Millenium:

De certa forma essa é uma data de extrema importância para nós da Millenium, visto que aqui no nosso espaço acontecem as maiores declarações de amor. Nesse sentido, acreditamos que o amor deve ser sim celebrado a todo instante e jamais deve ser deixado de lado. Com isso a Millenium é o lugar ideal para celebrar a sua união com a pessoa que vem sendo o seu porto seguro. Na Millenium é amor à primeira vista, cada cantinho do nosso espaço é pensado para celebrar o amor em todas as suas formas. O amor precisa ser comemorado, o amor precisa ser lembrado e com toda a certeza precisa ser vivido.

Em nosso espaço é o onde os sonhos acontecem, onde casais selam seu amor em uma bela união, e que a felicidade transborda diversos corações em um único dia. Venha você para a Millenium também e deixe que o amor permaneça intensamente em sua vida.