Vestido de casamento ou vestido de noiva é o vestuário usado pela noiva durante a cerimônia de casamento. Portanto as cores e o estilo normalmente dependem da cultura e da religião dos participantes dos noivos.

 

O véu

O véu é um acessório feito de tecido leve, utilizado pelas mulheres, geralmente, por cima dos cabelos. Com a finalidade de simbolizar a passagem da mulher da vida de solteira para uma nova vida, a de casada.

Desse modo, existem muitos registros do uso do véu na antiguidade, vários povos tinham o costume de utilizá-lo e cada um com seu significado.

 

Origem do Vestido de Casamento

O uso do véu esteve presente na cultura oriental, era associado a Ishtar, a Deusa do Amor.

Ela teria sido a primeira representante feminina a usar o véu. Seu uso fazia uma ligação a fertilidade e sedução.

Não demorou muito para que o véu se tornasse um costume usado por mulheres mortais dos povos da Babilônia e Mesopotâmia,chegando depois aos gregos.

Na Grécia Antiga, o véu era usado como parte da veste feminina da nobreza. Ele as protegia de males naturais como o sol, vento e insetos, além de seu significado relegioso.

Durante a cerimônia de casamento, a noiva fazia questão do uso do véu por uma questão cultural. Porque acreditava que estaria protegida de maus espíritos, infortúnios e possíveis admiradores.

As noivas romanas ricas, usava o Flammeum, um véu que lhe cobria da cabeça aos pés com o intuito de protege-la.

A mitologia greco-romana liga o uso do véu à Deusa Vesta, da honestidade, protetora do lar e defensora da família.