Algumas das tradições da festa de casamento:

Acima de tudo a cerimônia de casamento está repleta de momentos importante e envolvem muitas tradições. Ainda que as tradições da festa de casamento sejam bastante conhecidas e utilizadas pelos noivos, existem aquelas que já não são utilizadas atualmente e ainda algumas que foram modernizadas para se enquadrar a personalidade dos noivos.

Algumas tradições tem grandes significados na cerimônia, como por exemplo o véu da noiva. O seu uso já não é obrigatório, ficando a critério do gosto e estilo da noiva, porém noivinhas com estilo mais conservador fazem questão de utilizá-lo ainda mais quando o sua utilização está ligada a origem bíblica. Você pode conferir a história sobre essa tradição no post: O Significado Bíblico do Uso do Véu.

 

Você sabe o porque de ter padrinhos e madrinhas?

De fato essa é uma tradição muito conhecida e ainda utilizada. Dessa maneira os padrinhos de casamento tem um papel muito importante na entre os noivos e a eles cabem o título de preservadores da união. Em outras palavras devem ser e permanecer presentes na vida do casal, e sempre que necessário oferecer bons conselhos e zelar sempre pela união e harmonia do casal.

 

A gravata do noivo entre as tradições da festa de casamento:

A princípio essa é uma tradição que causa um alvoroço entre os homens. Sabe aquele momento em que começa uma algazarra entre os homens? Então pode esperar que logo eles passaram por você. O noivo acompanhado dos padrinhos caminham entre os convidados ofertando sua gravata, e então os convidados homens “compram” um pedaço da gravata utilizada pelo noivo. Em suma o valor arrecadado serão destinados as despesas com a viagem de lua de mel.

Para as mulheres não ficarem com inveja:

Da mesma forma como a tradição da gravata em alguns casamentos podemos observar que a noiva e suas madrinhas também fazem uma festa particular entre as mulheres, com o sapatinho da noiva. De conformidade com a gravata o valor total contribuído ajudam nas despesas do casal. Além disso você preparar uma lembrancinha extra para quem contribuir com esse momento.

 

As tradições da noiva para desencalhar as amigas solteiras:

É provável que já ouviu falar da brincadeira dos nomes das solteiras na barra do vestido, não é mesmo? Só para ilustrar, essa é uma das tradições da festa de casamento com o objetivo de atrair sorte para desencalhar as amigas. Nem todas as noivas são adeptas a essa brincadeira, mas ela vem ganhando destaque e adeptos nas cerimônias. Sua amiga vai casar? Já peça que ela inclua seu nome na barra do vestido, afinal sorte nunca é demais.

 

Dentre as tradições da festa de casamento que inclui a noiva e as solteiras é a do buquê:

Enfim, as solteiras aguardam ansiosas pelo momento em que a noiva vai “jogar” o buquê. Ou seja, nessa hora não existe amizade, é cada uma por si e todas por um único objetivo. Pegar o Buquê! Seja como for a competitividade e muitas risadas estarão garantidas nesse momento. Agora o importante é lembrar que é uma brincadeira, então convidada nada de histeria e confusões nesse momento, afinal, se for seu dia de sorte o buquê será seu!

Não apenas o buquê de flores é utilizado, como também as noivas católicas tem utilizado o buquê de Santo Antônio. Para quem não conhece, Santo Antônio é o santo casamenteiro, e muito aclamado pelas solteiras. Quando o buquê é arremessado pela noiva ele é fragmentado em várias partes e assim várias solteiras poderão levar seu Santo Antônio para casa.

Aliás, uma outra opção para as noivas é o buquê de fitas. É um costume novo e que vem ganhando muitas adeptas. Não conhece? Iremos explicar como funciona:

Primeiramente as solteiras deverão formar um círculo ao redor da noiva, as fitas estarão ligadas ao buquê que será elevado pela noiva. Então cada solteira deverá escolher a sua e aguardar o início da brincadeira. Em seguida as fitas começarão a serem cortadas e a última será a contemplada com o buquê da noiva. No entanto se for necessário peça ajuda ao noivo, e para ser mais legal e imprevisível procure estar vendada.

 

Chuva de arroz:

A tradição é muito comum entre os brasileiros, mas teve sua origem na China, e sua história vem da crença em atrair sorte e prosperidade aos noivos. A única ressalva aqui é que nem todas as igrejas liberam a realização dessa tradição, verifique com antecedência para não ficar na expectativa e ser impedido em cima da hora.

Dessa forma alguns itens podem substituir a chuva de arroz, como, a chuva de pétalas, balões, bolhas de sabão e confetes. Mas lembre de programar a limpeza do local depois.

Muitas cerimônias costumavam terminar com a tradicional chuva de arroz, porém essa pratica nos dias atuais dependem da aprovação do local.

 

Uma nova tradição vem ganhando espaço e adeptos no Brasil:

 

Algo velho, algo novo, algo emprestado, algo azul:

 

Só para exemplificar, essa é uma tradição muito conhecida e praticada pelos norte-americanos e com uma pratica bem simples e com muitos significados. Trata-se da noiva utilizar itens para compor o seu look e que tragam significados para esta nova etapa.

  • O objeto antigo, é aquele que já está presente a família a muito tempo, esse item simboliza a importância e a conexão da noiva com a família.
  • O item novo irá representar sorte e sucesso para a nova união.
  • Um elemento emprestado deverá ser um objeto fornecido por amigos ou alguém da família, sua representatividade mostrará que esses farão parte da nova etapa de vida da noiva.
  • E algo azul. Mas porque azul? O azul estará representando a pureza, o amor e principalmente a fidelidade da noiva.

 

A primeira dança dos recém-casados entre as tradições da festa de casamento:

Esse é um momento muito esperado pelos noivos, o momento em que pela primeira vez após a cerimônia eles dançarão juntos. Antigamente a tradição era dançar a “Valsa” com uma musica clássica, com passos que transmitiam leveza, elegância e romantismo. Existem noivos que não abrem mão de manter a tradição e dançar a valsa, por outro lado existem aqueles que preferem fazer um mix de musicas que agradam o casal para esse momento. Aí vale qualquer performance, e até mesmo chamar os padrinhos e madrinhas para compor esse momento.

Portanto é melhor se certificar de ter um espaço amplo, porque mesmo que os padrinhos não dancem juntos é comum que os convidados após um tempo comecem a dançar junto aos noivos. Para não errar na escolha conheça os nossos ambientes, a Millenium tem espaço para acomodar confortavelmente aos seus convidados.

 

Gosta do docinho Bem-Casados? Saiba o porque ele é tão utilizado:

O famoso bem-casado é um item entregue pelos noivos aos convidados no final da festa. É um doce clássico nas cerimônias por representar a união do casal. Vale apostar nos rumores de que traz sorte para a vida conjugal e distribuí-los a todos os presentes. Além de ser um doce que agrada a muitos paladares, utilize-os para compor a decoração da mesa do bolo eles irão ornar perfeitamente com a ocasião.

 

E o bolo? Você saberia me dizer a sua importância nas tradições da festa do casamento?

Em suma, a hora de cortar o bolo é uma das tradições da festa de casamento que tem um significado construtivo durante a festa. Começa com os noivos cortando o doce juntos, marcando o inicio de uma vida a dois, selando o compromisso de estarem unidos em todas as decisões.

Embora as tradições tragam consigo muitos significados, lembre-se de tornar os momentos deste dia únicos. Assim sendo busque praticar o respeito entre as individualidades de cada um e se for seguir à risca é importante que os momentos condigam com a personalidade dos noivos, não tem problema se mudar uma ou outra tradição, o que importa é que preservem sempre o amor e a cumplicidade do casal.

Observação: as fotos utilizadas neste post foram todas registradas aqui nos eventos realizados na Millenium Festas e Eventos. Agradecemos aos fotógrafos por disponibilizarem suas fotos aproveite e conheça mais dos trabalhos deles Gustavo BossoWeverton Menezes.